Gazeta Mercantil
MBA estuda a Gestão Ambiental

16 de Abril de 2001- A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a PROENCO do Brasil Ltda e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio Grande do Sul, vai realizar em Porto Alegre um curso sobre a gestão de problemas ambientais. A parceria desenvolveu o MBA Internacional em Gestão Ambiental, que acontece a partir de junho.  O curso foi elaborado através da Faculdade de Engenharia e sob a administração do Núcleo Superior de Estudos Governamentais da UERJ. Em Porto Alegre, a coordenação é da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). Segundo Valmor Kerber, da AHK, o curso foi desenvolvido para suprir uma demanda do mercado.

Há 4 anos temos um grupo de trabalho sobre meio ambiente, com profissionais da Fepam, Sema e Cientec, que detectou essa carência. No ano passado, a entidade realizou duas edições do curso para Formação de Auditores Ambientais. O sucesso dos cursos nos impulsionou para a realização de um programa de especialização, com maior duração e abrangência, ressalta Kerber. Destinado a profissionais da gerência de trabalhos ambientais, o curso visa capacitar para a gestão e proteção do meio ambiente na atividade produtiva. Os profissionais de órgãos de fiscalização e das empresas do Estado precisam se adaptar ao novo Código Ambiental no Rio Grande do Sul, e o MBA é perfeito para estes casos, afirma Kerber.

A Secretaria do Meio Ambiente vai fiscalizar com mais rigor, as empresas precisam de profissionais capacitados na gestão ambiental, e a Sema de bons fiscais, complementa. O Programa de Educação Continuada tem 360 horas de duração, ministradas em 45 semanas. A metodologia inclui trabalhos práticos e aulas teóricas acerca da gestão ambiental nas empresas dos diversos setores. Multidisciplinar, o curso é dinamizado através do estudo de casos práticos demonstrados pelos instrutores.  Serão 40 participantes, número máximo para a turma. Fazem parte do corpo docente instrutores nacionais e internacionais, com experiência na gestão ambiental.  Será realizada, também em junho, a terceira edição do curso de Auditor Ambiental, independente do MBA.

Quem faz o MBA também recebe o certificado de Auditor, mas há a possibilidade do profissional fazer apenas este treinamento, com duração de três dias, explica Kerber. Para este curso são disponíveis 35 vagas.  Os certificados, de Auditoria Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica, reconhecidos internacionalmente serão emitidos pela Faculdade de Engenharia da UERJ em conjunto com a Nuseg. Os alunos aprovados também obtém registro de Auditor Ambiental no EARA (Envirolment Auditors Registration Association), da Inglaterra. As aulas serão ministradas na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

A gestão ambiental além de melhorar a imagem da empresa no mercado, já é requisito para parcerias internacionais, disse Kerber. Estamos trabalhando forte com a questão ambiental porque não é mais um gasto, e sim um investimento para empresários e executivos`.  A Câmara espera alcançar também profissionais de Santa Catarina e já contatou 3.500 empresas, do Rio Grande do Sul e do Estado vizinho.

<< Voltar